top of page

TRAMA uma exposição de Will Sampaio

Atualizado: 27 de jan.


A Nova Banca do Saldanha abriu as portas para mais uma exposição individual.


TRAMA. Uma jornada de descobertas através das tramas dos tecidos.



Will Sampaio entre os seus tecidos

Will Sampaio é conhecido pela sua abordagem experimental à arte. Impulsionado pelo desejo de exp lorar novas linguagens artísticas, retrocede aos anos 80, altura em que revisita um período significativo da sua infância. É nesta década que encontra inspiração. Mais propriamente no fascínio quesempre sentiu pelos tecidos de tule que a mãe, cabeleireira, usava nos penteados das clientes.


A técnica é a costura, os pontos que aplico nas camadas para criar uma harmonia de cores e matizes diferentes. Algumas vezes, tingi os tecidos para ter mais opções, já que os tecidos de fábrica têm limitações. Isso me permite experimentar novas cores e formas.

Em objetos comuns, descobriu um mundo fantástico. Mundo esse que transportava para o telhado da sua casa, um espaço de eleição, onde se dirigia sempre que queria brincar com os restos de tecidos.



Lembrei de uma infância em que minha mãe usava o tule para fazer trabalhos manuais. Comprei esses tecidos e comecei a experimentar, inicialmente, em fundos brancos. Isso resultou em um movimento interessante de volumetria e camadas, explorando formas e cores para criar efeitos tridimensionais

A sua “memória nostálgica” deu início a uma fase de pesquisa experimental. Mergulhou na exploração do movimento, cores e texturas por meio de técnicas de recorte e sobreposição dos fios hexagonais do tecido. Matiz sobre matiz explora formas geométricas simples através do recurso óptico cromático. Os pontos são meticulosamente e cuidadosamente costurados resultando numa experiência sensorial e tridimensional.


Will Sampaio é brasileiro e já expôs em cidades como Nova Iorque, Los Angeles, Milão, Madrid, São Paulo e Leipzig.



Trama uma Exposição de Will Sampaio .

Acesse o catálogo aqui:



 

A Nova Banca Galeria abrirá, de tempos em tempos, as portas para receber projetos de artistas das mais diversas áreas e linguagens.

Buscamos com isto promover, no espaço, iniciativas inspiradoras para ampliar o alcance e o potencial dessas ideias.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page