top of page

Nova Banca Galeria: levando a arte para as ruas de Lisboa e além

Atualizado: 4 de jul. de 2023


A Nova Banca Galeria é a primeira galeria de arte na calçada de Lisboa, localizada em duas antigas bancas de jornais e revistas. A iniciativa surgiu em março de 2020, com o propósito de utilizar estes equipamentos públicos urbanos ociosos para propagar, além da arte, a crença de que os espaços urbanos podem ser repensados de modo a valorizar as localidades e nutrir o sentimento de pertencimento da população.


Desde a abertura, o projeto tem sido muito bem recebido pelo público e pelos meios de comunicação social. Vários portais, revistas e jornais – impressos e electrónicos – publicaram artigos e divulgaram o novo modelo de galeria de arte. Em 2021, a Nova Banca Galeria foi eleita, por voto popular, como o melhor espaço cultural de Lisboa, no Love Local da revista Time Out Lisboa.


A Nova Banca Galeria sempre se posicionou como parte do comércio local dos bairros onde estão situadas. A fim de reforçar os laços de comunidade e pertencimento, organizamos, de tempos em tempos, o Outside The Box, quando levámos parte do acervo disponível nas bancas para decorar as paredes de outras pequenas iniciativas locais e divulgamos os artistas parceiros. Com esse evento a Nova Banca aumentou o número de clientes para todos.

Nova Banca Galeria: arte para as ruas de Lisboa.

Em nosso acervo, estão disponíveis centenas de peças em diversos formatos, técnicas e preços. Por estarmos no passeio e nos posicionarmos como um modelo não habitual de galeria, nosso público apoiador é muito variável. Entretanto, grande parte é composta por arquitetos, designers e jovens que buscam opções em decoração para ambientar os novos lares. Porém não são apenas estes. Também recebemos a visita de apoiadores de todas as faixas etárias, que, ao conhecerem a iniciativa, passaram a consumir este tipo de produto.


Nossos artistas colaboradores e os nossos clientes tornam possível a continuidade do projeto. Como modelo de pequenos negócios, o maior ativo da Nova Banca continua a ser a receptividade e o apoio dado pelas comunidades onde operam.

Nosso objetivo é continuar a promover eventos e encontros que conectem artistas e audiências, dentro e fora das bancas. Posicionamo-nos como um espaço “agitador cultural”, sempre disponível a realização de parcerias que fomentem a cultura e o comércio locais.


Além de nos colocarmos como uma nova forma de ocupação do espaço público, desenvolvemos um novo modelo de pequeno negócio para artistas e agentes, com menos intermediários e valorizando o contato directo com todos os envolvidos nos processos. Deste modo, além de abrir espaço para os mais diversos artistas, valorizamos o património cultural e a diversidade artística europeia.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page